Festivais: confira algumas dicas

Olá pessoal esses dias recebi um e-mail do BDG (bandas de garagem) com destaque em algumas matérias do site resolvi pegar uma delas e venho a lhes trazer algumas dicas sobre como participar de eventos e festivais bem senhoras e senhores. Boa leitura.


Festivais: confira aqui algumas dicas para não fazer feio! Material de qualidade, paixão, divulgação. Saiba como se preparar para um festival


Quem nunca teve vontade de curtir grandes nomes da música pessoalmente e sentir aquela vibração e a emoção das batidas no peito entre milhares de pessoas gritando e cantando? Os grandes festivais como o Rock In Rio, Live ´n´ Louder e Wacken são muito cobiçados pelo público e fanáticos por música, mas, definitivamente são para bandas que já conquistaram seus fãs.

Para a galera que está começando no mundo da música nada melhor que os pequenos festivais, realizados para divulgar e promover novos talentos. Apesar da pequena visibilidade que oferecem na maioria das vezes, eles podem ser mais adequados e delicados para as bandas participantes. Isso porque a inexperiência em apresentações leva detalhes importantes a passarem despercebidos pelos músicos, já que estão mais preocupados em realizar uma apresentação tecnicamente correta.

Podemos tomar como exemplo os festivais que pipocam na região nordeste, o Festival Casa da Zorra no Rio de Janeiro e o Festival Bandas de Garagem de Sapucaí Mirim - MG. Esses festivais são sempre boas opções para quem quer mostrar seu trabalho e tentar sair com um prêmio, seja ele horas de gravação em algum estúdio, dinheiro ou mesmo o reconhecimento do público.

Assim sendo, o BDG, em parceria com o Conservatório Souza Lima, assume seu papel e manda por aqui algumas dicas que podem ser valiosas na hora de participar de um festival:

- O material enviado precisa ter qualidade. Os cuidados com a gravação e a mixagem de demos, bem como a elaboração de releases, são importantíssimos, pois na maioria dos festivais eles funcionam como um critério de avaliação;

- Assessoria de Imprensa: imprescindível não apenas para os festivais, mas para toda carreira da banda. Se você não tem ou não pode pagar um, pesquise, faça contatos e divulgue sua banda. Um show sem público não é nada e com o público de uma banda concorrente, pode ser fatal. A internet hoje em dia é o maior veículo de informação fácil e prática. Sites, webzines, revistas, portais... Muitos deles podem incluir os eventos de sua banda na agenda, sem nenhum custo. Mailing, flyers, cartazes e o tradicional boca-a-boca também são muito bem-vindos;

- Leia o regulamento com muitíssima atenção e valorize seu trabalho. Assim como existem festivais sérios e com boa divulgação, existem aqueles que cobram um valor considerável para inscrição, mas não fornecem condições adequadas para apresentação e nem uma mídia que valha a pena o valor investido. Eles podem funcionar para bandas iniciantes que precisam de experiência de público, mas se for uma banda profissional é importante atentar-se aos detalhes: Qual o equipamento que será utilizado? Qual tempo de apresentação para cada banda? Qual divulgação será realizada? Quais os critérios de avaliação? Quais as obrigações das bandas cadastradas? Entre outros itens;

- Originalidade é essencial. Se tiver a oportunidade de fazer algo que diferencie sua performance, faça. Nem sempre os melhores e mais técnicos vencem. Existe todo um conjunto de fatores.

- Apresente-se com paixão, a música é uma arte completa. Tocar tecnicamente correto não é o suficiente, é preciso acreditar no próprio potencial, ter verdadeiro amor a música e o principal: transmitir isso ao público.



Comentem !.
 
© 2009 | Rock nord | Por Templates para Você